quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Impressora Bematech DP20 com USB

Frustração:
Não dá para negar que já deu tempo suficiente para os fabricantes como a Bematech vender o estoque de impressoras com saída Serial e atualizar para USB né?
Mas agora imagina a frustração de ter adquirido uma impressora de cheques novinha e não conseguir ligá-la nas máquinas mais novas.

Decepção:
Mas para contornar o problema, é só adquirir um adaptador Serial/USB. Correto?
Não, segundo o suporte da Bematech, para eles só tem 2 saídas:
1. Comprar uma placa de serial pra ligar no seu computador novo, isso claro se você tiver com um que de para anexar.
2. Desembalsamar um PC velho e aposentado para cumprir mais esse trabalho.

Indignação:
Mas não pude acreditar no suporte e fui atrás de alguém que tivesse passado por esse problema no Google. E não encontrei... rs
Então, usei meus instintos e achei a solução sozinho. É mais simples do que se imagina.

Solução:
Como o Windows não identifica a impressora sozinho é preciso acrescentar uma manualmente usando o tipo de impressora Generics e o modelo Text Only. A porta dela terá que ser mesma COM que o adaptador criou. E depois nas configurações da Bematech é só mudar para essa COM também.

Conclusão:
Impressora de Cheques DP20 da Bematech com adaptador USB funciona sim.
O adaptador que usei foi um tal de PL2303 de mais ou menos 38,00. Com a impressora que é quase 1000,00 o prejuízo aumenta ainda mais, mas é melhor que chamar o velhinho feio e barulhento, deixa ele lá curtir a aposentaria dele. Pelo menos até a próxima... rs

Tenho dito, Sorte a todos!

9 comentários:

teste disse...

Estou com o mesmo problema só que o meu windows é o 7, fiz igual vc orientou porém, o sistema da bematech acusa erro na porta (tipo, todos estao na com 2 mas o software nao deixa coloca na com 2, da erro de comunicação)

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADO!! Funcionou perfeitamente comigo.

Pablo Almeida disse...

Poxa cara, valeu!

Estou de olho nessa keywordpra comprar, mas estava com receio. Agora vou fazer o que você disse!

Flw!

Pablo Almeida disse...

Poxa cara, valeu!

Estou de olho nessa impressora de cheque pra comprar, mas estava com receio. Agora vou fazer o que você disse!

Flw!

Unknown disse...

Uso o windows 7 e não consegui fazer. Você poderia explicar melhor como criar essa impressora generic?

Unknown disse...

Não consegui uso o windows 7. Você poderia explicar melhor como criar essa impressora generic?

Juliana disse...

A minha está instalada certinho, porque na empresa o pc não é tão novo... o problema é que está imprimindo espelhado! Algum de vcs sabe como proceder?

ju.shartener@gmail.com
obgd!

Luis Sérgio disse...

Se não me engano vi algumas alternativas ao Serial na loja da ZIP Automação cara... dá uma olhada lá.

Jefferson disse...

Bom dia, para o problema de impressão espelhada, você tem que resetar a impressora, para isso, desligue a impressora, apertar e segurar as teclas FUNÇÃO e ENTRA, liga a impressora, a mensagem que aparecer, selecione SIM e aperte ENTRA, desligue novamente a impressora; aperte e segure as teclas função e 0, ligue a impressora, confirme, e entre novamente com as configurações. Feito isso o problema estará resolvido.