quinta-feira, 3 de maio de 2007

NetBeans com SVN em português

Há alguns dias estou trabalhando com um iMac (em outro post conto detalhes desta migração...) e estou ainda me adaptando.

Um problema encontrado, após a configuração do SVN, para utilização no NetBeans (que foi resolvida com esta dica) foram as mensagens de commit, que não podiam ter acentuação!
Sempre que colocava uma mensagem com acentuação, retornava uma mensagem de erro de commit "Can't convert string from native encoding to 'UTF-8'"...

Com algumas buscas, encontrei uma ajuda no livro do subversion, no capítulo de internacionalização, confirmei que o locale estava como C.
Ao definir o mesmo para pt_BR.UTF-8, com o comando export LC_ALL=pt_BR.UTF-8, esta definição ficava apenas para o terminal aberto.

A solução? Incluí esta linha no lançador do NetBeans, nano -w /Applications/NetBeans.app/Contents/Resources/NetBeans/bin/netbeans, e, voilà! Acentuação funcionando!

Alteração no post: apesar de ter baixado NetBeans em português, o mesmo sempre ficou em inglês... isto não era um problema, mas era, no mínimo, curioso. Com esta linha, agora o mesmo também ficou em português!

Segunda alteração: a idéia inicial era não afetar o sistema, apenas no NetBeans. Porém várias vezes uso o SVN no terminal, então colocar esta linha diretamente no /etc/profile é mais adequado...

Um comentário:

Paulo Júnior disse...

Ótima dica!! Ajudou muito! Obrigado!!!